segunda-feira, 25 de maio de 2015

Os dias estão se "abreviando" conforme profetizado biblicamente?

      Certo dia, conversando com uma pessoa sobre assuntos cotidianos e como o ano "está passando rapidamente", a mesma, na sua simplicidade, disse que os dias estão passando mais rapidamente e, que na Bíblia existe uma passagem que diz que nos últimos tempos os dias seriam abreviados. Por conhecer o versículo e o contexto em que ele está inserido, rapidamente expliquei aquela irmã, que o versículo em questão não se referia as horas do dia, ou os meses do ano, mas que se referem há um tempo específico.

          Na realidade não era a primeira vez que eu ouvia alguém dizer isso. Até em pregações já ouvi alguns irmãos dizendo que os dias estão se abreviando e cumprindo-se o profetizado pela Bíblia Sagrada. Resolvi então, fazer um artigo tratando sobre a interpretação dessa passagem bíblica e o que de fato ela quer nos ensinar. Vamos ao texto:

"E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." (Mateus 24:22)

Quais "dias" que seriam abreviados a qual o texto se refere? Voltando simplesmente alguns versículos atrás, podemos verificar a qual período de tempo específico a passagem em questão faz alusão:

"porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá." (Mateus 24:21)

        Enquanto Jesus estava sentado no monte das Oliveiras, que permite visualizar a área do Templo, os discípulos lhe fizeram uma pergunta tríplice: "Dize-nos quando serão essas coisas, (a destruição do Templo) e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?"(vs. 3). A resposta de Jesus envolve as questões que se referiam à queda de Jerusalém e consequentemente do Templo, mas também às questões concernentes à Sua Volta e ao fim. Mas é difícil separar as respostas para essas perguntas. Definitivamente, elas não parecem ser respondidas em seqüência, contudo parece que Jesus começa respondendo a segunda pergunta.

      Grande parte do capítulo 24 de Mateus se refere à profecias que ainda irão se cumprir. Porém, algumas passagens tiveram seu cumprimento durante o cerco de Jerusalém, no ano 70 pelo General Tito que, de certa forma foi um "prelúdio" da tribulação que viria sobre todos os moradores da terra. Devemos entender que também houve uma "Tribulação" sobre os Judeus, conforme profetizado por Jesus quando alertou os seus discípulos sobre a "abominação da desolação"(vs. 15). 

      O Comentário Bíblico de Beacon nos traz a seguinte nota:

     "“O termo Thlipsis é usado aqui quase no seu sentido literal para a opressão diária do cerco. Sempre se objetou que as palavras desse versículo são fortes demais, e por isso não poderiam ser aplicadas ao ano 70 d.C. Mas Josefo escreve: “Penso que os infortúnios de todos os homens, desde o princípio do mundo, se comparados ao infortúnio dos judeus, não são tão importantes”. Carr assim resume a situação:

     "Não há palavras que possam descrever os incomparáveis horrores desse cerco. Era a época da Páscoa, e os judeus de todas as partes estavam comprimidos dentro das muralhas. Três facções, inimigas entre si, estavam cravadas em Sião e no monte do Templo (...) o pátio do Templo estava inundado com o sangue da discórdia civil, que literalmente se misturava com o sangue dos sacrifícios."

    Josefo afirma que mais de um milhão de judeus morreram nessa catástrofe, e que aproximadamente cem mil foram vendidos como escravos. Parece que a melhor maneira de interpretar o versículo 21 é permitir a aplicação dupla - à queda de Jerusalém em 70 d.C., e também à “grande tribulação” do final desta era.[1](grifo meu)

      Em relação á abreviação daqueles dias, o comentarista continua:

  "Abreviar aqueles dias (versículo 22) se refere ao cerco final de Jerusalém, que surpreendentemente durou menos de cinco meses (de abril a setembro de 70 d.C.). Isto aconteceu por causa dos escolhidos - para que os judeus cristãos da Judeia não fossem, em sua totalidade, eliminados em uma guerra que visava o extermínio dos judeus. A frase por causa dos escolhidos também poderia significar “por causa das orações dos cristãos em Pella, orações pelos judeus que eles tinham deixado para trás”.[2]

         Lembrando-se das profecias de Jesus sobre a queda do Templo de Jerusalém, alguns cristãos vendo que o cerco romano era iminente, fugiram para Pella, cidade localizada do outro lado do Jordão. De alguma forma, durante a "Grande Tribulação" que virá sobre todo o mundo, podemos entender que aqueles dias também serão abreviados. 

      Alguém poderia dizer que grandes mudanças, como grandes terremotos poderiam mudar a rotação da Terra, fazendo com que ela girasse mais rapidamente. De fato, existem algumas mudanças fortes o suficiente para alterar a rotação da Terra. Por exemplo, o terremoto de 8,9 graus na escala Richter que assolou o Japão em 2011 foi tão forte que acelerou a rotação da Terra e encurtou os dias em 1,6 microssegundo, segundo a Nasa. Algo parecido ocorreu por causa do terremoto no Chile, um ano antes. Já o abalo de Sumatra, em 2004, causou uma aceleração de 6,8 microssegundos, segundo cientistas.[3] Porém essas mudanças são tão sutis que são imperceptíveis á nós.
    
Conclusão

      Os dias que foram abreviados se referiam aos dias do cerco Romano contra Jerusalém, caso contrário ninguém suportaria tamanha Tribulação. Algo parecido também ocorrerá na grande tribulação mundial, onde aqueles dias serão abreviados, para que os redimidos não sejam completamente destruídos. Tanto Daniel 7.25, quanto Ap.12.14 sugerem que o comprimento real do tempo durante o qual a Besta terá permissão de aterrorizar o mundo está fixado em três anos e meio.  Em relação a impressão que temos que o tempo está "passando mais rapidamente", é simplesmente uma questão de percepção. Devido à nossa rotina, com correria e excesso de trabalho, não encontramos tempo suficiente para realizar todas as atividades que nos propomos à fazer. A modernidade e a velocidade em que as informações chegam até nós, aliados á prazos curtos de entregas de planilhas, memorandos ou trabalhos de faculdade, nos faz ter a percepção de que o tempo de fato está passando mais rapidamente. Mas é só ficar um dia sem fazer nada, olhando para o relógio que iremos ter a percepção que de as horas custaram a passar!

Paz do Senhor Jesus à todos

Prof. Saulo Nogueira


Notas: 

[1]Comentário Bíblico Beacon, pg. 165-166
[2]Ibid.
[3]Uol Notícias Ciência

109 comentários:

  1. Não concordo com esta frase,.porque realmente os dias estão mais curto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Poderia nos conformar essa informação com uma referência confiável de que os dias estão realmente passando mais rapidamente, á ponto de notarmos? Jesus disse que os dias ficariam mais curtos?

      Excluir
    2. É nítido que os dias estão sim mais rápido, o ano está passando mais rápido. Eu fico todo final de semana em casa sem fazer nada muitas e já percebi o quando as horas estão passando muito rápido. No mundo espiritual há sim uma aceleração, Deus realmente está abreviando os dias. Os sinais da volta dele está cada vez mais claro. Olha os escândalos na igreja, vejam quantos evangélicos estão se suicidando muitos se desviando

      Excluir
    3. Eu acredito que essa passagem é pra grande tribulação . O dia ainda continua tempo 24 hrs, a hora 60 min e os min 60 seg. Deus não está ligado ao tempo, está passagem quer dizer que a tribulação será abreviada ora se não for ninguém se salvará.

      Excluir
    4. Acho que se salvar é ir pro céu não é

      Excluir
    5. A PALAVRA DE DEUS ESTÁ CUMPRINDO.

      https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/terra-vai-girar-mais-rapido-em-2021-desde-o-comeco-da-medicao-ha-50-anos/amp/

      Excluir
    6. Bom dia. Vc leu o artigo ou veio direto para os comentários? Pois a profecia de Jesus diz respeito a um período específico, a grande tribulação, não aos nossos dias comuns. Paz.

      Excluir
    7. Descordo totalmente deste artigo.

      Excluir
    8. Também não concordo, os dias estão abreviados, Jesus está voltando!!

      Excluir
    9. Irmãos, em Mateus 24 sabemos que fala dos princípios das dores, e é oque a gente tá vivendo hoje, a palavra fala em Mateus 24:22 E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Quem está em espírito e em verdade sabe o que estamos vivendo, o senhor fala isso nos princípios das dores, Ele não diz que isso só ocorrerá na grande tribulação, e vemos muitos se escandalizar, igrejas pregando um "evangelho" distorcido, irmãos, as pessoas estão desanimando por conta disso, e eu tenho certeza que Deus está abreviando sim os dias.

      Excluir
    10. Os dias referidos por Jesus é o período da Grande Tribulação, nada referente aos dias de 24 horas! O dia continua tendo o mesmo tamanho, ou seja, 24 horas!

      Excluir
    11. Pode ser na grande tribulação mais tbm os nossos dias atuais porque na situação q está pecado e mais pecados horríveis escândalos o pecado entrando nas igreja nenhuma carne se salva eu mesmo estou vendo o o tempo passando muito rápido o relógio de Deus tá rápido neste últimos tempos

      Excluir
    12. o tempo não está passando mais rápido, é que vocês ficam o dia todo no celular e na internet e nem veem o tempo passar, essa é a verdade

      Excluir
    13. "nenhuma carne se salvaria" significa a salvação da carne ou seja, do corpo físico, os dias não estão passando mais rápidos, o que acontece é que devido ao trabalho e as correrias do dia a dia nem vemos o tempo passar, experimente ficar sentando num banco um dia inteiro sem fazer absolutamente nada pra ver se o tempo não demora passar. creio que antigamente a impressão do tempo passar mais devagar é porque o povo ficava muito desocupado nas horas vagas, já que tinham famílias que nem sequer tinham TV para passarem o tempo.

      Excluir
  2. Também não concordo com esse texto...Realmente os dias estão passando mais rápido..Não apenas os dias ,mas as horas,os dias,os meses e os anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Poderia nos conformar essa informação com uma referência confiável de que os dias estão realmente passando mais rapidamente, á ponto de notarmos? Jesus disse que os dias ficariam mais curtos?

      Excluir
    2. O tempo está passando mais depressa, e até no período da tribulação o tempo será abreviado, para que os escolhidos do Senhor não perca o ânimo e não desista de esperar

      Excluir
    3. Abreviado no sentido que ao invés de durar 7 anos, por exemplo, duraria a metade (é só um exemplo), não que os minutos e segundos passariam mais rápido.

      Excluir
    4. concordo com tudo, mas o tempo ta passando rapido demais mesmo principalmente 2019 ate aqui,ai voou ! Mas eu achava que abreviação do tempo era isso, agora que vc mostrou q não é bem assim, fiquei confusa.

      Excluir
    5. Pois é. A discussão aqui não é se a nossa percepção do tempo mudou. O ponto da profecia de Jesus é ele indicar que os dias se abreviarão durante a grande tribulação. Simples. Paz.

      Excluir
  3. Muito coerente e sensata seu texto, os fatos históricos ocorridos ainda naquela geração, confirmaram as palavras do Mestre.

    ResponderExcluir
  4. Tudo indica estamos no momento final

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Eis que se aproxima o grande dia do Senhor! Ele se aproxima rapidamente. Terrível é o ruído que faz o dia do Senhor; o mais forte soltará gritos de amargura nesse dia."
      Sofonias, 1 - Bíblia Católica Online

      Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sofonias/

      Excluir
  5. Esse seu texto é "balela" basta vc ligar a TV e ver que rumores de guerras...estão por todo o mundo. E Jesus está voltando ...! O tempo está sendo abreviado por DEUS....sim Leia Apocalipse e se converta a Deus e reconheça que Jesus veio p nos salvar enquanto o Espírito de Deus ainda está na Terra senão vc vai se arrenpender quando será muito tarde...choro e ranger de dentes ...é isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mary. Para dizer que o texto é "balela", primeiramente deveria refutá-lo e mostrar com dados reais que os dias estão passando mais rapidamente. Se vc realmente leu meu artigo, verá que em momento nenhum eu nego a iminente volta de Jesus. Creio também que sou convertido e tenho o Espírito Santo. Então faça-nos o favor de postar um argumento decente e pare de julgar sem conhecimento de causa. Forte abraço! Em Cristo.

      Excluir
    2. https://exame.com/ciencia/a-terra-girou-mais-rapido-em-2020-do-que-em-qualquer-outro-ano-desde-1960/amp/

      Excluir
    3. A referência ao texto bíblico não tem nada à ver com movimento de rotação da terra!!! O texto especificamente fala de um período (grande tribulação) que seria abreviado... Segundo dados da própria reportagem, essa variação é imperceptível pra nós humanos.

      Excluir
    4. Você acredita na ciência? Eu acredito em muitas coisas que diz a ciência e os estudos, porém não acredito na "explosão do big bang"
      O povo perece por falta de conhecimento e Jesus deixa claro que os dias seriam apreciados, dias abreviados e não períodos abreviados, pode-se entender como dias mais curtos a ciência diz que é imperceptível para nós porque são períodos curtíssimos, imperceptíveis pois não são horas nem minutos não é mesmo? A correria do dia a dia sempre existiu nem por isso as pessoas diziam que tudo está passando rápido. A pandemia por exemplo se não tiver seus dias que também resulta no período abreviado poderia matar quase toda a população, pois agora a variante não escolhe idade nem sistema imunológico tá matando mesmo! E olha que tem muita tecnologia mais estudos avançados que em outras épocas de outras "pandemias" que assolaram os homens no passado! Você escreve bonito, usa palavras com persuasão, mas esquece que quando Deus fala é direto e objetivo! A questão aqui não é discutir, mas sim alertar o povo vigiai pois não sabeis o dia e a hora em que o filho do homem virá buscar os seu povo comp um ladrão em um abrir e fechar de olhos, essa palavra é um alerta para a espera do Senhor que os dias seriam abreviados antecedendo a sua volta e os sinais ficaram revelados para a humanidade acreditar nas suas palavras e que de fato seria assim os sinais, mas a maior de todas é vigiar porque ninguém sabe o dia e a hora da vinda do Senhor Jesus, somente o Pai e maia ninguém. Então quem somos nós pra ficar debatendo a palavra do Senhor na internet enquanto o mundo carece de orações e do ide para levar a mensagem e crer no Senhor Jesus e nas suas promessas e não no dia é no blá blá que está vindo! Irmão a tua intensão não foi ruim essa é tua interpretação do texto e você com o coração
      Cheio de amor e do Espírito de Deus fica debatendo a opinião das pessoas se os dias eram antes de agora ou do futuro! Os sinais estão aí para crer e andar nos princípios bíblicos porque texto bonito qualquer um escreve agora falar pelo Espírito não é bem assim. Por favor, admoestação em amor e não em superioridade como faziam os mestres da lei naquela época eram dotados dos seus próprios entendimento e com o coração duro para receber o Salvador! Não precisa tratar as pessoas como se você tivesse se baseando em um estudo científico que não cabe o milagre e somente a ciência tu quer que as pessoas tirem fonte da onde pra debater contigo. Pega um irmão ou irmã cheia da unção e sabedoria de Deus Que não existe ciência o fogo desce se for necessário é esse o Deus que eu conheço e reconheça por favor que os dias estão mais acelerados mesmo que seja milésimos até menos do tempo, porque juntando tudo ao período não encurta? Que Deus fake melhor ao coração de cada um de nós E humildade com as pessoas aqui porque quando escreve algo tá suscetível a muitas opiniões. Ressalvou que você não foi mal educado apenas intolerante com quem discorda de ti. Façamos assim como a Palavra diz que não é impondo nem obrigando é pra quem abre a porta do coração para Ele. Jesus é educado e não quer colocar a suas idéias a força nas pessoas, é o que parece quando você pede para te dar fontes confiáveis e de estudo. O maior estudo é a Palavra a revelação de Deus!

      Excluir
    5. De coração senti a unção de Seus no seu comentário. Também concordo que os dias estão passando muito mais rápidos e agora com essa guerra no Norte do planeta tudo fica ainda mais evidente que o momento se aproxima...Nas quando? Somente o Pai sabe .Tenhamos fé em Cristo e que Deus abençoe a todos ...

      Excluir
    6. Irmão, um textão desse, e nenhuma referência bíblica para comprovar o que diz? o texto do irmão está correto, e a interpretação tmb está de acordo com as princípais escolas teológicoas do mundo, não faz sentido abreviar o período do dia para diminuir período de tribulação...

      Excluir
    7. lembro que em 2006 o povo já dizia que "o tempo estava passando mais rápido" então é só impressão mesmo, o tempo continua correndo do mesmo jeito em que corria em 1900

      Excluir
  6. As guerras a que me refiro näo é somente as de armas como era antigamente e sim a pior de todas que é a comercial..(EUA x China) ; as tecnológicas e o uso de agrotóxicos nas lavouras q existe no mundo todo...

    ResponderExcluir
  7. Verdade
    Jesus vai buscar um povo remido que adorei
    Por isso que os dias estão sendo abreviados porque o dia do Senhor está se aproximando porque senão não seria salvo Nenhum de nós porque vai ser momentos de tribulações

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, irmão! Realmente o seu texto é merecedor de uma reflexão e de todo o nosso respeito. Mas, muito embora não existir dados científicos, para afirmar que o "tempo esteja passando mais rapidamente", é o que todos nós sentimos (crianças, jovens e adultos), independentemente da atividade que desenvolvemos e/ou do que estejamos fazendo (parados ou em ação). Acredito, também, na existência da atual rapidez das horas. Contudo, também acredito que a ciência não poderia explicar esse fato, porque se trata de uma transformação no campo espiritual ("o tempo está passando mais rápido"), fato este que todos nós estamos sentindo e constatando, dia após dias. E, sabemos que, a ciência dificilmente concordará e/ou confirmará as ocorrências dos fatos espirituais. Então, neste particular, penso que: ou se acredita nas leis da ciência, ou então, se acredita nas leis espirituais (!?). No mais, meu irmão, parabéns pelo texto, e que Jesus Cristo continue te abençoando imensamente. Caloroso abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, irmão Nelson. De fato, sempre ficamos com as verdades bíblicas que são irrefutáveis e espirituais, em detrimento de alguns ramos da ciência que se reinventam á cada dia e descobrem novas evidências que mudam totalmente suas teses. Mas essa não é a questão aqui! O artigo em questão tenta mostrar que a perícope de Mateus 24 não fala sobre minutos ou segundos ou sobre a nossa percepção do tempo, mas de uma realidade bíblica de que um determinado período de tempo seria abreviado, no caso a grande tribulação. Não podemos nos esquecer também que as leis da física foram constituídas pelo Senhor Deus e, somente por deu desígnio e poder podem ser alteradas. Grande abraço.

      Excluir
    2. o tempo passa rapido pelo nosso entretenimento e importancia, só vc ver que esperar 5 segundo no youtube é uma eternidade, logo vc volta a ver que o tempo (dia)ainda passa na mesma velocidade. quando criança estavamos anciosos pelo aniversario, mas hoje parece q passa mais rapido, claro, as crianças perdem anciedades pq tem video game, netflix, etc..... o tempo pela passa rapido por simples percepçao e entretenimento q buscamos, 5 minutos no face se torna 1 hora e 5 segundos no youtube parece 1 hora. o texto é completamente perfeito

      Excluir
    3. Aleluia! Acabei de postar algo assim,em outras palavras. Mas o meu entendimento é o mesmo que o seu

      Excluir
    4. Muito obrigado pelo comentário. Paz de Jesus.

      Excluir
  9. Bom dia irmão Saulo.
    Na minha igreja e também minha Esposa não concordam com essa visão e estudos com base biblica . As veses as discordâncias da minha Esposa me deixa retraído mas gosto moito de estudos biblico e acompanho sempre que possível os estudos apologética. Porque SOU motorista carreteiro e fico lendo as novidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário José! Isso mesmo, sempre busque conhecimento de Deus e não fique retraído, mas argumente com base nas Escrituras Sagradas. Deus abençoe!!!

      Excluir
  10. Os anos, os meses, os dias, as horas, os minutos e os segundos continuam os mesmos.

    ResponderExcluir
  11. Tem gente que não sabe lê ou é burro.o texto ta claro ,o irmão não falou que os dias estão passando rápido, quem falou foi a pessoa que ele estava conversando .aí o irmão entra com o texto que está correto.
    O problema é que tem gente que não sabe falar do assunto e fala merda como muitos comentários acima.

    ResponderExcluir
  12. Se você não entende do assunto não argumenta.
    Você fala do que sabe ou do que não sabe ?

    ResponderExcluir
  13. Não concordo com voce porque jesus dissi q Nós último dia haveria fome peste terremoto e quando o evangelho do reino se pregando em toda parte viria o fim então realmente os dia estão sendo abreviado e está passado rápido para o evangelho chegar aos quanto carto da terra valeu e um abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Onde no texto eu discordo que Jesus falou que nos últimos dias haveriam pestes e fome? Os dias NÃO ESTÃO PASSANDO MAIS RÁPIDO! Fato. Jesus se refere aos dias da grande tribulação, não os dias corriqueiros...

      Excluir
  14. Realmente temos essa impressão que o tempo está mais curto, mas o versículo em questão não faz menção a isso, devemos estudar a palavra , e não isolarmos.parte do texto e trazer para nossos dias, de forma equivocada

    ResponderExcluir
  15. Achei interessante seu texto, vou compartilhar.🤔👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Maria. Fique à vontade. Coloque o link, por favor.

      Excluir
  16. Não concordo mesmo! Mateus 24,22 “E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma vida se salvaria. O Senhor se refere as 70 semanas de Daniel. Já se cumpriram 69. (Se tivesse cumprindo 68 faltariam 2 semanas, neste caso nem uma alma se salvaria na grande tribulação. Deus fez que ficasse apenas uma semana. Os dias abreviados. Pr. Raymundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. E o que foi dito CLARAMENTE NO TEXTO? Essa abreviação se refere à grande tribulação, não as nossos dias corriqueiros. E essa semana que falta, são quantos dias?

      Excluir
  17. Boa tarde paz de Jesus se a bíblia fala que nunca ouvi e nem haverá uma tribulação como aquela como poderia ser em 70 d.C ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tribulação do ano 70 d.C. recaiu somente sobre um povo específico: os Judeus. Seria um protótipo do que haveria de vir sobre o mundo. Acredito que Jesus, em Mateus 24 se referia à períodos presentes e períodos futuros, de forma intercalada. Houve uma "grande tribulação" sobre os Judeus nos tempos de Jesus, mas a Grande Tribulação dos últimos dias será e escala global.

      Excluir
  18. Da a entender que os escolhidos vai passa pela tribulação mas no meio dela Jesus vai abreviar aqueles dias para leva com ele nas nuvens

    ResponderExcluir
  19. Acredito que o profesor, como ele mesmo destaca em sua fala , que ficou um tanto quanto incomodado , diga - se de passagem com o fato de que as pessoas promove a tertulha, concatenando de que os dias estam aparentemente mas curtos ou que o tempo esta abreviando-se, lhe pergunto professor , porque esta contestação retórica de embasamento (biblico) histórico!? se o próprio Cristo afirmou também como profesias : que passaram os céus e a terra! mas que às suas palavras! Dele ! O Cristo , não hão de passar. E se necessário for (agora sou eu que estou falando) Deus! mouverá céus e terra! para que a sua palavra se cumpra. Mesmo que isso signifique abreviar ou prolongar o tempo. Porque Deus coexiste e transede além do tempo e do espaço (joão 1:3) na previsibilidade da fé que não há sombra de variação (tiago 1:7) Então porquê o incomodo da sua parte professor, em querer contestar o incontestavel !? Os dias estão se abreviando ou se prolongado sim ! Para algumas pessoas que morrem antes do cumprimentos dos seus dias sobre a terra , e para outras que estão protegidas debaixo das asas de Cristo! como diz o livro de salmos no cap.91, Este é um fotor do âmbito microcosmo ou macrocosmico de Deus!? Tanto um como o outro é relevante pra Ele ou estou errado!?. Você definitivamente não foi feliz na escolha do assunto. Tente outra vez! Que seja de forma mas coerente. Porque no livro de Tito 1 : 19 guando o texto refere-se a exortação no que diz respeito à sã doutrina de modo que saiba exortar inclusive os que o contradizem.Portanto vimos que nesse caso,sobre o texto em questão ! A nossa observação ( independente dos nossos titulos) é mas pertinente que a sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Vamos lá: se vc leu o artigo entenderá que a questão do texto NÃO SE REFERE às horas do dia ou a percepção das pessoas e relação às horas. Simples. Segundo: a perícope de Mateus se refere à um período de tempo, específico, ou seja, a grande Tribulação, que seria abreviada para que os escolhidos fossem salvos. Agora se as pessoas preferem acreditar que Jesus está falando do dia de 24 horas, paciência! Só estou provando, biblicamente, que isso é uma falácia e que Jesus não está falando sobre essa questão. Se Deus quiser abreviar o dia para 23 horas é uma prerrogativa dEle e Ele tem todo o poder pra fazer isso! Acontece que O TEXTO DE MATEUS NÃO ESTÁ FALANDO SOBRE ISSO! Compreende? Não fico incomodado quando as pessoas discordam de mim! Isso é um exercício do livre pensamento e do diálogo. O que me incomoda é as pessoas chegarem com achismos e distorcerem uma postagem tão clara como essa. A escolha do assunto foi muito bem embasada em vasto material teológico, à disposição nas referências. Ou seja, essa não é meramente minha opinião! Há estudos teológicos para embasar. Espero ter explicado minha visão. Fica na paz de Jesus.

      Excluir
  20. Paz do senhor.
    Por exemplo, o terremoto de 8,9 graus na escala Richter que assolou o Japão em 2011 foi tão forte que acelerou a rotação da Terra e encurtou os dias em 1,6 microssegundo, segundo a Nasa. Algo parecido ocorreu por causa do terremoto no Chile, um ano antes. Já o abalo de Sumatra, em 2004, causou uma aceleração de 6,8 microssegundos, segundo cientistas.[3] Porém essas mudanças são tão sutis que são imperceptíveis á nós.
    Estas são observações da Nasa que influenciou certo,pra Deus ele permitiu para que notássemos apressa que ele tem de vir nos buscar.

    ResponderExcluir
  21. Discordo!! Estamos em plena quarentena e os dias estão passando cada vez mais rápido, em um piscar de olhos a semana passou mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente mostra sua percepção do tempo. Veja bem: se vc leu todo o artigo e não veio direto para os comentários, irá intender que o texto de Mateus NÃO SE REFERE AO DIA DE 24 HORAS, mas ao período da grande tribulação. Se vc discorda, fala pra Jesus! Obrigado pelo comentário e fica na paz de Deus.

      Excluir
  22. Também sinto os dias passarem cada vez mais rápido. Acordo, trabalho em em casa e daqui a pouco a noite já se instalou. Não frequento igrejas atualmente, mas diariamente falo com Deus e sinto claramente que o tempo está se abreviando.É notável. Não importa se estamos ociosos ou ocupados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Mas o texto de Mateus 24 NÃO ESTÁ FALANDO SOBRE ISSO! Está falando sobre o tempo da grande tribulação. Se vc acha que o dia está passando mais rápido, simplesmente é sua percepção.

      Excluir
    2. alaor, eu sugiro que você saia da internet, do celular e da frente da televisão por pelo menos um dia e você sentirá que o tempo irá passar mais devagar, e terá mais tempo para fazer suas obrigações

      Excluir
  23. Os dias abreviados 3 anos e meio tribulação e mais três anos e meio grande tribulação Jesus arrebatara a igreja antes da grande tribulação
    Pq senão nenhuma carne se salvaria

    ResponderExcluir
  24. É possível sim monitorar o tempo.Esse monitoramento é feito pelos oficiais do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra,em Paris,França e pelos 260 relógio atômicos espalhados pelo mundo.
    Saiu uma reportagem hoje na UOL que 2021 vai passar mais rápido que 2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Mas o texto de Mateus 24 NÃO ESTÁ FALANDO SOBRE ISSO! Está falando sobre o tempo da grande tribulação. Se vc acha que o dia está passando mais rápido, simplesmente é sua percepção. Esse "mais rápido" aí que vc se refere, são microlésimos de segundo, impossível de perceber... Jesus não está falando sobre isso.

      Excluir
  25. À ciência comprovou agora em 2020 o ano passou mais rápido do que os outros anos e esse ano de 2021 passará mais rápido ainda então esse texto seu está completamente errado vc deveria averiguar isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Mas o texto de Mateus 24 NÃO ESTÁ FALANDO SOBRE ISSO! Está falando sobre o tempo da grande tribulação. Se vc acha que o dia está passando mais rápido, simplesmente é sua percepção. Esse "mais rápido" aí que vc se refere, são microlésimos de segundo, impossível de perceber... Jesus não está falando sobre isso. Se o meu texto está errado, no mínimo tenha a decência de ler o artigo e entender que seu comentário está totalmente fora do que foi dito no artigo. Não coloquem palavras na boca de Jesus, pois Ele não se referia ao dia de 24 horas.

      Excluir
  26. Acabei de ler na revista Exame, uma matéria científica comprovando que o ano de 2020 passou sim mais rápido, e que 2021 passará mais rápido ainda, devido a uma alteração significativa no movimento de rotação da terra! Dando ênfase inclusive que no mês de julho de 2020 houve o dia mais curto da história! Achei muito bom o seu texto! Porém os dias estão sendo sim abreviados e isto está sendo perceptível. Graça e paz para todos! Brevemente Cristo voltará! Preparemos-nos para encontrar com o Noivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Mas o texto de Mateus 24 NÃO ESTÁ FALANDO SOBRE ISSO! Está falando sobre o tempo da grande tribulação. Se vc acha que o dia está passando mais rápido, simplesmente é sua percepção. Esse "mais rápido" aí que vc se refere, são microlésimos de segundo, impossível de perceber... Jesus não está falando sobre isso.

      Excluir
    2. nem dou crédito pra gente que acredita em "matéria cientifica" todo mundo sabe que cientista nem acredita em Deus. e o tempo não está passando mais rápido, é só a gente que vive na internet o dia inteiro e parece que o tempo passa mais rapido mesmo

      Excluir
  27. Na história da humanidade tudo se repete, só muda anos e épocas pois contexto é o mesmo. A palavra de Deus se renova a cada dia e ela é aplicada para qualquer época, anos, séculos. Pode ser que os versículos tenha sido para aqueles dias, mas contudo servirá para o nosso século, visto que estamos vivendo nitidamente as tribulações que a própria palavra revela.

    ResponderExcluir
  28. Profundo estamos vivendo estes dias tenho percebido as horas estão muito rápidas e assustador a Bíblia se cumprindo a cada dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Mas o texto de Mateus 24 NÃO ESTÁ FALANDO SOBRE ISSO! Está falando sobre o tempo da grande tribulação. Se vc acha que o dia está passando mais rápido, simplesmente é sua percepção. Esse "mais rápido" aí que vc se refere, são microlésimos de segundo, impossível de perceber...

      Excluir
  29. Concordo que a iniquidade e o pecado tiveram uma aceleração muito grande, é só analisarmos o que aconteceu de 20 anos para cá.
    Mas não vejo esse texto falando que o tempo em si está ficando mais curto. A hora, o minuto os segundos continuam os mesmos.
    Deus tem o Poder de fazer qualquer coisa mudar,mas não é essa abreviação que entendo nesse texto.
    Precisamos olhar para nós, e enxergarmos que se não nos apegarmos à Deus, também vamos nos esfriar, como já temos de certa forma.
    Precisamos ficar atentos para não sermos pedidos de surpresa, e passarmos por esse período de abreviação, que não será nada fácil.
    Jesus está voltando, e tem muitas outras coisas para observarmos.
    Vamos está ligado a videira verdadeira que é Cristo, para não ficarmos aqui quando Jesus Voltar.
    A Paz seja com todos!

    ResponderExcluir
  30. Não tem sentido nenhum meu amigo sua observação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Mas acredito que vc deveria ler novamente o texto e postar aqui o que não faz sentido pra vc. Daí podemos elucidar suas dúvidas. Forte abraço.

      Excluir
  31. Boa tarde! Decifrar, interpretar a Bíblia não é uma tarefa fácil, exige um preparo, uma intimidade com Deus, e principalmente que o Espírito Santo habite em nós. Não quero polemizar, não sou dona da verdade, mas há poucos dias saiu uma publicação relatando que desde que os cientistas começaram a calcular a velocidade de rotação da Terra, em 1960, o planeta já ficou mais rápido 28 vezes. Creio que a percepção do tempo estar passando depressa demais seja uma realidade. Também creio nos sinais dos finais dos tempos, como as guerras e a forma egoísta e violenta que as pessoas seriam (embora a violência, prepotência e inúmeros adjetivos negativos nos acompanhem em todas as épocas da história da humanidade).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, porém o texto não fala sobre isso, mas de um período de tempo específico, a grande tribulação. Aliás, essa rotação "mais rápida da terra" só pode ser percebida por relógios atômicos, que fazem medições de milionésimos de segundo, ou seja, imperceptíveis á nós humanos. Fica com Deus.

      Excluir
    2. o povo fica puxando da internet informação de "cientista" e nem sabemos se isso é verdade, 28 vezes? kkkk então o dia era pra ter só meia hora, o povo tá dando mais crédito pra estudo de cientista do que pra palavra de Deus. os tempos abreviados estão se referindo aos tempos da tribulação, sugiro que leia mateus 24 inteirinho, se é que você lê a bíblia, senhor anônimo

      Excluir
  32. Como assim “rotação da terra”? A terra gira?? Ela não é estacionária com 4 alicerces, protegida por um domo com as estrelas presas nele? Eu devo desacreditar na Bíblia e colocar a Nasa e seus dados em primeiro lugar e devo desacreditar da palavra? Rabisco então onde a Bíblia afirma o formato da terra é seus elementos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou adepto da teoria da terra plana!

      Excluir
    2. se a terra fosse plana seria possível pular pra fora dela e cair no universo, e as águas dos mares vazariam tudo pro espaço

      Excluir
  33. Senti o incômodo do Sr, Saulo ao responder os 99% dos comentários que descordam dele, talvez a percepção das pessoas estejam mais certas que a sua, porém o entendimento da palavra não é para todos, acredito que o senhor, precise fazer mais orações para discernir a palavra, para n colocar o engano aqui, muitos podem cometer o mesmo erro que vc, graça e paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Não me sinto incomodado pelo fato das pessoas discordarem de mim, desde que façam isso com embasamento bíblico. O problema é que grande parte das pessoas partem para os comentários sem ao menos ler o texto! Vem gente falando que a NASA prova que os dias estão passando mais rapidamente, que Deus pode fazer o tempo passar mais devagar ou mais rápido, sendo que o texto não está falando NADA DISSO! O texto está falando sobre a abreviação do período da grande Tribulação! Simplesmente isso! Daí surgem comentários mirabolantes falando coisas nada á ver com a postagem. Para eu fazer essa postagem, foi debaixo de oração e muito estudo. Há referências bíblicas e embasamento de estudiosos no assunto. Podem discordar á vontade, mas que as pessoas tenham o mínimo de bom senso de saber interpretar um texto, coisa que não está acontecendo. Graça e paz.

      Excluir
    2. verdade Saulo, eu li mateus 24 inteirinho e entendi que estava se referindo ao tempo da tribulação, se o tempo está passando mais rápido provavelmente é porque o povo fica distraído mexendo nas redes sociais e nem vê o tempo passar e ficam dizendo que não sabem. eu desafio essa gente ficar um dia sem internet para verem como o tempo está passando da mesma forma que passava há 20 anos

      Excluir
  34. Bom texto! Escatológicamente correto, mas a terra não gira, é plana, em Josué é o sol que Deus parou!

    ResponderExcluir
  35. https://www.istoedinheiro.com.br/a-terra-esta-girando-mais-rapido-e-isso-pode-ser-prejudicial-para-nos/ SERÁ QUE NÃO É REAL? Será???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente que o texto não fala sobre isso, mas de um período de tempo específico durante a grande tribulação e, segundo: essa velocidade que a terra está girando mais "rápido" é imperceptível e só pode ser medido através de relógio atômico, coisa que nenhum ser humano consegue perceber! Forte abraço.

      Excluir
    2. exatamente, a diferença é pequeniníssima, precisaria de centenas ou milhares de anos para o planeta ter 1 segundo a menos por ano. mas usar a ciência para refutar argumento bíblico não é legal, até porque na internet tem muita coisa mentirosa e a maioria dos cientistas nem creem que Deus existe.

      Excluir
  36. O dias estão passando rápido sim! Achei a explicação sem nexo e com intenção de desacreditar! A tradução da familia já foi feita trocentas vezes! Mas o texto esta na futuro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sugiro que você leia mateus 24 inteirinho, aí você tirará a conclusão se está errado ou não, eu li mateus 24 e entendi que estava se referindo ao tempo da tribulação (que certamente ainda não estamos nesse tempo)

      Excluir
  37. Bom dia com as bençãos de nosso Soberano Deus. Meus irmãos, tomo a liberdade de entrar neste debate, e peço que possamos separar o TEMPO MARCADO PELO RELOGIO e nossa sensação de RAPIDEZ, e acredito que este fenômeno só DEUS tem a resposta, podemos confirmar esta teoria pelas respostas acima, cada um busca sua realidade, mas o que esta escrito nas sagradas escrituras está lá, parada, estática, e real. Contestar .......... pode, mas nem o confronto com a ciência modifica Mateus 24 versos 21 a 23, outros estudos vão até a psicologia e a neurociência, cálculos de matemáticos idem, porém não muda a realidade que é a nossa sensação, e que não é só, minha sensação, somos muitos que sentimos.
    Que Deus nos abençoe e nos possa responder no Seu tempo e momento.

    ResponderExcluir
  38. Professor agora com o nucleo da terra desacelerando a algum tempo os cientistas dizem que os dias estao realmente passando mais rapidos🙋🏽‍♂️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal, usar a ciência do homem (que é falha) para refutar um argumento bíblico, que coisa não?

      Excluir
  39. Mas no caso de 1 Corintios 7:29, em que Paulo comenta sobre a abreviação do tempo, é a mesma que Jesus fala em Mateus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa mas em nenhuma parte desse versículo eu encontrei "abreviar tempo", ou algo do tipo e sim que o tempo é pouco, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra, está se referindo ao fato que temos pouco tempo nessa terra (que a nossa vida é curta, e de fato é mesmo)

      Excluir
  40. Entendamos uma coisa bem simples ,jesus não está falando do tempo homem mas do tempo dele , não disse Nem a hora nem o tempo,mas um abrir e fichar de olhos. Como o ladrão ele vem sem avisar

    ResponderExcluir
  41. o tempo está passando mais rápido é por causa das ocupações que temos no dia a dia, e também porque agora temos acesso à internet então a gente nem percebe o tempo passar, mas pra mim o tempo tá demorando passar da mesma forma que 20 anos atrás. é só impressão do povo mesmo, o povo nunca lê a bíblia e sai dizendo o que não sabe.

    ResponderExcluir
  42. os dias abreviados está se referindo no tempo da tribulação ou grande aflição como diz no versículo anterior dos dias abreviados. "nenhuma carne se salvaria" está se referindo ao corpo físico, se fosse sobre a salvação estaria escrito "nenhuma alma se salvaria" infelizmente a maioria do povo daqui nunca estuda e nem mesmo lê a bíblia e ficam dizendo o que não sabem

    ResponderExcluir
  43. a nossa vida passa rápido mas não tem nada a ver com dias abreviados, leiam Salmos 90:10, o salmista já dizia que a vida passa muito depressa, já no tempo dele

    ResponderExcluir
  44. Se achas que mais está mais rápido? Olha o por do sol....ele se esconde com velocidade espantosa ! Como nunca vimos antes ,nunca foi tão rapido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. senhor anônimo, isso é coisa da sua imaginação, pois não há nenhuma prova de que o por do sol está acontecendo numa "velocidade espantosa"

      Excluir
  45. na minha opinião os dias ainda não estão sendo abreviados, e se tiverem, ainda é imperceptível, creio que isso será num futuro não muito distante, quem sabe daqui a uns 20 ou 30 anos, e refutando o argumento de alguns comentários, os cientstas disseram que a velocidade que a terra está girando é quase imperceptível, o que levaria milhoes de anos para sentir a diferença, quem acreditou nisso é porque só leu o título dessa matéria, e não o texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também imagino que os dias poderão ser abreviados no sentido em que a vida ficará mais curta no futuro, devido à doenças, o ar mais poluído, a extinção da camada de ozonio e etc

      Excluir